Quais os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação?
Todos nós sabemos que os cães e gatos são a melhor companhia para nós. Ter um bichinho de estimação faz a gente mudar alguns hábitos e além disso nos ajudam a melhorar a harmonia do ambiente. Mas afinal, quais são os benefícios de adotar um animal de estimação?
Quando falamos de cães e gatos não separamos por idade, raça ou sexo. Todos eles merecem seu respeito e seu amor, mas hoje vamos falar exclusivamente sobre os benefícios de adotar um cãozinho ou gatinho sem raça, ou seja, os famosos “vira-latas”.
Adotar um vira-lata é o mesmo que salvar vidas
Adotar um vira-lata é mesmo salvar uma vida. Os cães ou gatos que estão nas ruas sofrem diariamente com a falta de alimento adequado, água, maus tratos e frio.
Quando tiramos um animal das ruas nós ajudamos esse animal e reduzimos a reprodução deles, evitando que aumente o número de cães abandonados nas ruas. Além dos pontos citados acima, os animais nas ruas podem sofrer atropelamentos.
Dessa forma quando adotamos um animal de rua salvamos uma vida.
Como adotar um animal de estimação?
Existem duas formas de adotar um animal de estimação, vamos comentar aqui um pouco sobre cada uma delas:
1. Adote diretamente com uma ONG
Existem milhares de ONGs por todo Brasil, essas ONGs realizam o trabalho de recolher os animais nas ruas e dar um lugar digno para eles. Nesses locais os animais normalmente já são adotados castrados e vacinados.
Para você adotar um amigo (a) basta entrar em contato com esses estabelecimentos e verificar qual o procedimento para adoção.
2. Resgate um animal da rua
Essa opção também é válida, mas aqui você precisa ter alguns cuidados extras para adotar um animal de estimação. Como você não conhece o animal, não se aproxime diretamente pois ele pode te morder.
Ao resgatar leve o animal diretamente para uma clínica ou hospital veterinário. O animalzinho precisará tomar as vacinas, fazer exames quando necessários e ser medicado.Normalmente esses animais precisam de cuidados especiais nos primeiros dias.
Após realizar esse procedimento ele precisará se adaptar à nova rotina, mas lembre-se que ele ainda tem seus instintos de quando morava na rua. Então não passe a mão no cachorro enquanto ele estiver comendo ou dormindo.
Gostei muito do seu conteúdo sobre consulta veterinária