Profilaxia Dentária em Pets
Nós aprendemos a importância de cuidar dos nossos dentes desde pequenos. Com os nossos animais, não poderia ser diferente. Cuidar da saúde bucal deles, vai muito além de estética ou mau hálito.
A boca dos pets, quando malcuidada, pode ser a porta de entrada para muitas doenças, pois todo o sangue que corre entre as gengivas, é o mesmo que irriga os músculos e todo o organismo do animal.
Existem muitas doenças que podem ter consequências graves devido à falta de higiene bucal, mas, uma das mais comuns que acontecem entre cães e gatos, é a doença periodontal.
Essa doença permite o acúmulo de placa bacteriana ao redor dos dentes e gengivas do pet, e com o passar do tempo os minerais da saliva fazem a placa endurecer, formando o tártaro.
O tártaro propriamente dito é fácil de identificar, porém, os problemas mais graves ocorrem abaixo da gengiva. As bactérias ali acumuladas liberam substâncias que podem corroer os dentes e até alcançar as camadas internas, o que causa muitas dores, infecções e perdas nas estruturas que suportam os dentes, devido ao alcance dessas substâncias onde estão os ossos e as raízes.
Por isso, o ideal é que a escovação dos dentes dos cães e gatos aconteçam de forma diária, assim como nós seres humanos, pois essa é a forma de prevenção mais eficiente que os tutores podem adotar em casa. De modo geral, os cães aceitam a escovação mais facilmente do que os gatos, mas não é uma regra. Cada animalzinho tem sua particularidade, por isso, se o seu for um pouco mais “desconfiado”, paciência e treinamento são fundamentais.
Esse artigo tem como objetivo esclarecer a importância do cuidado com a saúde bucal do seu bichinho, sempre frisando que qualquer dúvida, o ideal é recorrer a um profissional especializado em odontologia, e se algo já estiver incomodando seu bichinho, pode ser prevenido com um programa de profilaxia e higiene bucal.
Lembre-se: quem ama, cuida!