Pelos de gatos por toda a casa? Confira o que pode ser feito
Os gatinhos são ótimos animais para você, que deseja ter uma boa companhia em casa. Eles são felinos brincalhões, independentes, curiosos e observadores. Porém, os pelos de gatos podem se tornar um problema.
Embora suas características apresentem aspectos mais sutis. Eles adoram dar e receber carinho, e podem ser bastante amigáveis e amorosos com seus tutores e/ou outras companhias.
Como nem tudo é um mar de rosas, ter um gato em casa exige alguns sacrifícios. Se você é uma pessoa metódica, que gosta de deixar a casa em ordem e claro, limpa. Os gatos vão te dar um pouco mais de trabalho, pois eles soltam muitos pelos.
Mas não se preocupe, existem formas de amenizar isso, e é o que vamos falar nesse artigo!
Por que os gatos soltam tanto pelo?
Existem dois motivos no qual os gatos soltam bastante pelos. Primeiramente, o processo de queda é natural, e não pode ser evitado. Faz parte do desenvolvimento do felino, chamado de ciclo folicular.
O ciclo folicular nada mais é do que uma série de mudanças fisiológicas que todo gato enfrenta, e por isso, suas quedas de pêlos são constantes.
Por outro lado, a queda excessiva de pêlo também pode ser preocupante. Assim como os humanos, os felinos também têm emoções e sentimentos. A queda por sua vez, pode estar relacionado com sentimento de estresse.
Além disso, exemplos como: alimentação de baixa qualidade, falta de sol, mudanças climáticas ou companhia de outro bicho de estimação em casa, também pode ser um dos fatores dessa queda.
Dicas para diminuir as quedas de pêlos dos gatos.
Agora vamos para o que realmente importa. Parece quase impossível amenizar o que é comum. Mas é possível sim, porém existem alguns cuidados que devem ser realizados com bastante frequência – para com os felinos.
Confira as dicas:
Escove seu gatinho: uma das melhores práticas, para diminuir a queda de pêlo dos gatos por aproximadamente 5 minutos escovando seu gato. Desse modo, todos os pêlos que caem já serão retirados durante a escovação.
Uma tarefa realizada com poucos minutos mas que devem ser repetidos diariamente, até virar rotina. Depois de um certo tempo, você começará a notar diferença em sua casa.
Mudar alimentação: como você já viu nesse artigo, a alimentação pode ser uma das causas que incentiva a queda de pêlos. No entanto, seja minucioso, e garanta que a alimentação do seu gato obtenha todos os nutrientes e proteínas para a ascensão da sua saúde.
Banho e tosa: Você pode cuidar bem do seu gatinho em casa, mas não deixe de investir nos bons serviços de banho e tosa. Os profissionais veterinários possuem todas as habilidades para deixar os felinos limpos e cheirosos.
Conclusão:
Espero que esse artigo tenha conseguido tirar todas as suas dúvidas a respeito da queda de pelagens dos gatinhos. Afinal, ninguém merece pêlos espalhados por toda casa, grudados nas roupas e estofados, não é mesmo?
Se você seguiu essas dicas. Conte-nos a sua experiência e ajude mais tutores a reduzirem os pêlos de suas casas também!