Novo cachorro em casa? E agora?

levet - Novo cachorro em casa? E agora?

Quando temos mais de um cachorro em casa, brigas entre eles é algo comum. No entanto, é possível que ambos convivam em harmonia, pois os cachorros falam a mesma língua, brincam entre si e juntos se tonam mais saudáveis, tanto fisicamente como mentalmente.

Nesse artigo vamos te dar algumas dicas de como introduzir um novo cachorro em sua casa, para que eles se tornem amigos com mais facilidade, sem estresse.

Aprendendo a socializar os dogs

A palavra socializar já diz tudo quando se trata de relacionamento mútuo, afinal, relacionamento é o ciclo da vida. Humanos e animais se relacionam o tempo todo. Porém, os animais não apresentam tanta facilidade para se adaptarem com novas companhias caninas na família. Por isso, aprender a socializar os dois cães é tão importante. Mas como?

Como fazer dois cachorros se darem bem: veja as dicas

Tudo começa no primeiro momento do encontro dos cães!

Não leve o novo cachorro diretamente para sua casa, esperando que o antigo se adapte a ele imediatamente. Essa apresentação deve ser feita em um ambiente neutro para que ambos possam se conhecer antes de voltar para casa.

Isso por que cachorros são extremamente territorialistas, se você fizer essa apresentação no ambiente em que ele já vive, provavelmente ele se sentirá ameaçado.

A ideia é que essa apresentação seja feita com ambos os cachorros cansados, assim, a chance de aceitação será bem maior.

Dois, cachorros, em, um, palheiro | Foto Premium

Após levar o novo cão para casa

A maioria das brigas que acabam acontecendo entre os cachorros, é por mal comportamento do próprio humano, portanto: não provoque ciúmes, e disputa entre os cães.

É necessário dar atenção e cuidado de forma igual para ambos. Com a presença de uma nova companhia, o cão mais antigo da casa, pode se sentir inseguro, por isso, alguns comportamentos inadequados podem surgir.

Observar o comportamento dos cães (principalmente do antigo).

Somos responsáveis pela civilização dos cães, no entanto, não basta somente vigiarmos as nossas atitudes, como também é importante vigiar o cão mais velho, quais são os seus comportamentos mediante a uma nova companhia.

Estar atento as mudanças de hábitos, como: falta de apetite, não brincar mais, se esconder com frequência. Características que indicam que o cão pode estar estressado, e como consequência comprometer a relação com o outro dog e causar problemas de saúde. Caso isso aconteça é necessário buscar a ajuda de um especialista veterinário.

Aproximação Progressiva

Caso o cão antigo não apresente características que podem comprometer a sua saúde, é importante continuar apostando na aproximação dos dois dogs de forma progressiva.

Procure locais abertos, desta vez com o intuito de evitar que os cães se sintam presos, e possam se soltar aos poucos, sendo assim, gerando confiança e aproximação através das brincadeiras. Existe maneira mais afetuosa de aproximação como essa?

É um dos momentos mais especiais para os seus dogs, por isso, leve-os em lugares diferentes com frequência onde se sintam confortáveis para agirem naturalmente, sem brigas e sem desconfortos.

Mas, para esse processo é importante seguir alguns passos. Primeiramente, use guias compridas, para que você possa manuseá-los de acordo com a sua necessidade e com a necessidade dos seus cães.

Facilite a aproximação dos dois, e quando estiverem calmos e receptivos, solte-os facilitando a aproximação. Deixe eles se cheirarem por alguns minutos, e tente ficar um pouco alheia a situação, voltando a atenção constantemente. Depois disso, a brincadeira pode começar e é a hora de aproveitar também o seu passeio.

Conclusão:

Agora que você já aprendeu a como socializar os seus cães, é hora, de começar e proporcionar uma experiência boa para você e para eles. Deixe seu ambiente divertido e aconchegante e nos conte a sua experiência, combinado?

Caso você esteja pensando em ter um novo dog, seguindo essas dicas, tenho certeza que vai dar tudo certo. Mas lembre-se, paciência é tudo nessa hora. É preciso respeitar o tempo dos seus dogs para se adaptarem com esse novo momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende uma consulta

Agende online uma consulta para o seu pet: rapidez e praticidade no agendamento para que a consulta seja tranquila e calma.

AGENDAR