LAR DOCE LAR
Os cuidados com os filhotes são muito importantes especialmente no período de adaptação do novo membro da família, então que tal algumas dicas das perguntas mais frequentes nos nossos consultórios?
Quando for buscar seu pet pergunte sobre a ração que ele come (marca, quantidade e horário) e procure manter na sua casa, também se informe se seus irmãos e amiguinhos do canil estão bem ou se já tiveram algum problema de saúde, além de saber quando tomou o vermífugo e as vacinas, sempre lembrando de pedir a carteirinha de vacinação que deve conter o selo da vacina e a assinatura do Médico Veterinário, pois para a imunidade adequada é importante que seu amigo esteja saudável e nisso a avaliação profissional é fundamental. Para diminuir a saudade dos antigos amigos uma dica é levar um ursinho ou coberta e colocar alguns minutinhos com a galera para levar para a nova casa o cheirinho.
Ao chegar em casa restrinja o espaço, já que quanto menor a área maior a chance do seu amigo acertar o alvo no banheiro, que já deve ter local definido e ser forrado com jornal ou tapete higiênico para facilitar a limpeza. Sempre que ele acertar faça aquela festa e ofereça petiscos usando o reforço positivo para facilitar o aprendizado e quando ele errar limpe o local com desinfetante específico para eliminar o odor evitando que ele induza o erro. Também ajuda na educação molhar o jornal/tapetinho no xixi e leve no local adequado, chame seu pet e elogie facilitando a assimilação entre o acerto e os mimos.
É importante tirar do alcance do novo membro da família produtos de limpeza, medicamentos, alimentos (cuidado com o chocolate e outros alimentos capazes de intoxicar), lixeiras e vasos de plantas, já que um filhote é quase sempre curioso e disposto a explorar, o que pode trazer perigos. Se possível tire objetos da tomada quando o período sozinho em casa for se prolongar, já que fios podem ser muito atrativos para passar o tempo.
Falando em roer, todo filhote adora isso e em torno dos 4 meses de idade esse passatempo poderá se intensificar pela troca dos dentes de leite pelos definitivos, então fique de olho e ofereça mordedores e ossinhos para que ele coce a gengiva.
Tenha sempre seu veterinário de confiança para tirar dúvidas e não esqueça: aproveite a infância do seu patudo, tire muitas fotos e se divirta com as travessuras pois com a idade vai melhorar.