FILHOTES E CRIANÇAS
Está mais do que provado que um animal de estimação traz inúmeros benefícios a uma criança, e com o “Dia das Crianças” se aproximando, talvez seja esta a melhor sugestão para presenteá-las.
A relação entre cães e crianças é assunto discutido no mundo todo entre especialistas em comportamento humano. Essa relação propicia à criança aprender noções de responsabilidade, interação com a natureza, lealdade, amizade, amor, dependência, socialização, etc.
Quando adquirimos um animal de estimação, a primeira coisa que precisamos ter em mente é que esse animal passa a ser mais um membro da família e, como tal, precisamos tomar certos cuidados para preservar sua saúde.
Aí vão algumas dicas de cuidados que você precisa ter com seu animal de estimação.
- Primeiramente, é preciso ter consciência de que se trata de um ser vivo que precisa de alimentação, carinho, atenção, regras, espaço, e exercícios.
É fundamental ensinar a criança que trata-se de um animal e não de um brinquedo. - Procurar adquirir animais com idade igual ou superior a 45 dias, orientar-se em relação as raças disponíveis e que são mais adequadas as crianças, e que de prefer
ência já tenham recebido a 1ª dose da vacina polivalente e a vermifugação. - Respeite o plano de vacinação e vermifugação estabelecido pelo Médico Veterinário.
- Evite passeios em locais públicos, antes de última dose de vacina.
- Só o leve para passear depois de estar imunizado.
- Fornecer sempre ração balanceada, de acordo com a necessidade da raça e idade do animal. Animais com idade variando entre 2 e 6 meses devem receber no mínimo 3 refeições diárias, sempre observando horários regulares, mesmo comedouro e local. A água deve ser deixada à disposição o dia todo, devendo ser trocada diariamente.
- As primeiras semanas dos filhotes são de adaptação, período esse em que aprende a conhecer os seus donos e contrai novos hábitos. E quando os costumes indesejáveis devem ser cortados, para que se torne educado e cada vez mais amado. Para ensinar boas maneiras, utilize-se também de boas maneiras. Não é necessário bater, basta uma entonação de voz séria, firme e forte. Especialistas em comportamento animal deixam claro que um animal aprende mais facilmente através de elogios e recompensas do que com punição.
- Deixe sempre a disposição de seu cãozinho brinquedos apropriados a eles. Isto ajudará a evitar estragos em roupas, sapatos, móveis, plantas, etc.
- Pulgas, carrapatos, micoses e sarnas podem ser prevenidas com boa higiene e medicamentos vendidos em lojas especializadas e Clínicas Veterinárias.Se tudo isso for feito com dedicação e amor, pode ter certeza que seu cãozinho será feliz e grato a você, e te pagará com toda sua fidelidade, amizade e amor que ele tem para dar.
Dr . Luiz Felipe (Diretor Clínico)