Enriquecimento Ambiental: Para Cães e Gatos

levet - Enriquecimento Ambiental: Para Cães e Gatos

Você já ouviu falar de enriquecimento ambiental para cães e gatos? Caso não, esse artigo é para você e seus pets.

O enriquecimento ambiental nada mais é do que permitir que o cão ou gato, viva em um ambiente mais interessante, atraente e desafiador. Visando aumentar a interação entre os animais e o espaço de forma divertida e positiva.

Além disso, também ajuda a manter os animais de estimação entretidos e estimula constantemente suas características, sendo elas:

  • Olfato e audição aguçados;
  • Procurar por comida;
  • Instinto de caça;
  • Instinto de explorar;

Abaixo Alguns Exemplos de Enriquecimento Ambiental

Enriquecimento Ambiental para Cães - Comidinha de Cachorro

1- Brinquedos inteligentes: Existe uma grande variedade desses brinquedos no mercado. Normalmente são recheáveis, ou seja, você coloca alguma comidinha que o animal goste dentro do objeto e ele irá se entreter por algumas horas tentando pegar o alimento dentro do brinquedo.

Lembrando que, sempre existe a opção do “faça-você-mesmo” 🙂 Você não precisa comprar um brinquedo desses, você pode criar o próprio. Nesse caso é bem simples, basta utilizar uma garrafa pet com furos e deixar seu pet se divertir.

Como o enriquecimento ambiental pode transformar a vida do seu pet – Escola  Animal

2- Esconda petiscos: Você também pode esconder petiscos pela casa. Dê prioridade aos que tem um cheiro mais forte. A ideia aqui é “caçar o tesouro” e estimular o olfato do cão, onde a recompensa será o próprio petisco.

Para isso você deverá deixar os petisco em um local onde seja de fácil acesso ao seu pet. A ideia aqui é estimular o animal e não deixá-lo estressado.

Faça enriquecimento ambiental e torne a casa perfeita para gatos - Dicas -  iG


Parquinhos projetados para felinos promovem entretenimento e integração -  Jornal O Globo

3- Cubos de gelo: Perfeito para dias quentes. Os cubos de gelo podem fazer com que o animal tenha que “caçar” a comida. Coloque salgadinhos, fatias de frutas ou até alimentos úmidos em pequenos recipientes e congele-os com água. Ele terá que lamber (ou esmagar) gelo para chegar no premio final.

Todo esse processo irá ajudar na saúde mental do seu pet e trabalhar com seus sentidos. Já foi comprovado que quanto mais desafios e motivação seu pet tiver melhor será sua disposição e atenção.

Lembre-se que também não podemos criar desafios muito difíceis pois isso poderá causar o efeito reverso caso seu pet não consiga alcançar os objetivos propostos com a ação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende uma consulta

Agende online uma consulta para o seu pet: rapidez e praticidade no agendamento para que a consulta seja tranquila e calma.

AGENDAR