Como introduzir um novo gatinho em casa quando já existe outro mais velho no ambiente?
Sentiu vontade de adotar um novo amigo? Não esqueça que o seu gatinho antigo pode precisar de alguns empurrãozinhos seus para se adaptar à presença do novo pet. Por serem animais territorialistas, esta introdução não é muito fácil, mas, com todas as recomendações seguidas, eles podem se tornar grandes amigos.
Por isso, separamos algumas dicas para que os seus gatos tenham a melhor relação possível a médio prazo. É preciso paciência, mas vale muito a pena!
- Mantenha o gato novo num cômodo separado durante um tempo. Visite-o algumas vezes por dia, não poupe o carinho (para que ele se sinta acolhido) e disponibilize todos os apetrechos necessários: ração, água, uma caminha com mantas, brinquedinhos e caixa de areia de fácil acesso.
- Certamente, o gato antigo já sentiu o cheiro do gato novo em casa, ainda que ele esteja num cômodo à parte. Para lidar com isso, existem dois aliados infalíveis: florais antiestresse para mais fácil adaptação ao novo pet (as gotinhas podem ser aplicadas no pote de água), e, é claro, os petiscos que eles adoram! Coloque petiscos em frente a porta do cômodo do gato novo. Isso fará com que o gato antigo associe o sabor do petisco com o cheiro do novo pet, gerando um sentimento positivo para com ele.
- Depois de aproximadamente 15 dias, solte o gato novo aos poucos pela casa. Experimente duas horas por dia de interação, com supervisão do tutor. Ao longo dos dias, aumente as horas de interação entre ambos, até que você possa soltar o gatinho novo em tempo integral.
Boa sorte!