Setembro Amarelo – Prevenção ao Suicídio
Antes de ter a companhia de um cão ou gato em casa, nós inventamos várias desculpas para não os adotar, pois dá muito trabalho, gera gastos, faz bagunça, late, chora e etc.
Mas, quem realmente é amante dos animais, sabe o quanto eles podem melhorar a nossa vida! Pode ser trabalhoso enquanto filhotes, mas a recepção ao chegarmos em casa é capaz de substituir todos os momentos ruins daquele dia!
Eles são companheiros, protetor e nos fazem sentir mais completos!
A companhia de um animal traz alegria para muitas vidas, mas também pode salvá-las!
Você já deve ter visto ou ouvido falar sobre cães-guia, que auxiliam deficientes visuais, mas você sabia que existem cães terapeutas também?
O cão terapeuta é conhecido por trazer benefícios tanto para a saúde física, mental quanto emocional. É ideal para auxiliar pessoas com deficiências mentais, com problemas de aprendizagem e de socialização, ou idosos nos asilos. Além disso, os cães podem ajudar pessoas com depressão, que é um dos maiores motivos que leva ao ato de suicídio.
Muitas pessoas que se sentem sozinhas ou são tímidas, ter a companhia de um pet pode ajudar a se sentirem melhor.
O suicídio nem sempre está relacionado apenas com a depressão. Outros fatores podem levar ao ato, como o uso excessivo de drogas e álcool, problemas pessoais, traumas psicológicos e etc.
Ter a sensação de vazio, excesso de insegurança, dificuldade em pegar no sono, falta de motivação, ansiedade e irritabilidade também são sintomas comuns de quem tem depressão. Ter a companhia de um pet em casa pode ajudar e até mesmo resolver alguns distúrbios. Pode aliviar o estresse, melhorar a interação com outras pessoas, melhorar a autoestima e nossa atenção, além de nos deixar mais saudáveis.
Estudos apontam que, até mesmo pessoas com hipertensão leve, quando adotam um cão de abrigo, a pressão arterial diminui significativamente em apenas cinco meses. Brincar com um cão ou gato, pode elevar os níveis de serotonina e dopamina, o que acalma e relaxa.
E com tantos animaizinhos precisando de um lar, e tantos lares precisando desses animais, por que não pensar em adotar um melhor amigo?! Ele pode ser a salvação nos seus piores dias!