AVC em Pets
Acidente vascular cerebral
Acidente vascular encefálico (AVE) é semelhante ao acidente vascular cerebral (AVC) em humanos, e se caracteriza por uma disfunção vascular seja por isquemia ou hemorragia.
Acomete principalmente animais de meia idade e idoso, e podem ser secundários a alguma doença sistêmica (doenças endócrinas, hipertensão, tumores, infecções, etc…), como doença primária está associado em 40 à 50% dos casos de AVE.
Os sinais clínicos dependem da área atingida pelo AVE, sendo que surgem com início superagudo ou agudo (em minutos a poucas horas) e tendem a não piorar com o passar das horas nos casos de AVE isquêmico. Problemas na locomoção são mais percebidos, no entanto alterações de comportamento, sonolência, tremores, alteração na posição de olhos e cabeça podem estar associados, entre outros.
Para o diagnóstico definitivo exames de imagem como ressonância magnética e/ou tomografia computadorizada se fazem necessários, além de exames de sangue complementares pois vale lembrar que em apenas 40 à 50% dos casos o processo teve início no encéfalo do paciente!
O tratamento deve ser instituído rapidamente, sendo basicamente de suporte ao paciente com AVE, e caso seja secundário a alguma disfunção sistêmica o tratamento da comorbidade deve ser iniciado e o prognóstico dependerá da extensão neurológica e dos sinais presentes.
Ao perceber qualquer sinal procure um neurologista.
Dr. Mário Henrique Corrêa