Colesterol Alto em Pets
Assim como nós, humanos, o seu animalzinho também pode ter colesterol alto. O tutor deve ficar atento, pois é uma doença silenciosa e derivada de um estilo de vida sedentário, geralmente aparecendo em quem sofre com obesidade ou distúrbios hormonais.
O que é colesterol alto?
Basicamente, é um aumento de lipídios (gorduras) no sangue. Assim como em humanos, um cão que sofre dessa doença tem mais chances de sofrer infartos e outros acidentes cardiovasculares.
Como para a maioria dos problemas de saúde das pessoas, o melhor tratamento para o seu cão ou gato também é a prevenção. Manter uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável, com passeios e brincadeiras, já são opções para diminuir as chances de diversas doenças. Além disso, é importante realizar exames de sangue e urina periodicamente, para verificar os níveis de colesterol e triglicerídeos no organismo do seu pet, pois ajudam a detectar alguma doença precocemente.
Você deve ficar atento se o seu pet apresenta alguns desses sintomas:
– Vômito;
– Diarreia;
– Dor abdominal;
– Inchaço abdominal;
– Convulsões;
– Nódulos de gordura na pele.
Caso a resposta seja sim, agende uma consulta com o seu Médico Veterinário para investigar mais a fundo e poder iniciar um tratamento ideal.
O primeiro passo para o tratamento, geralmente é a mudança de dieta do seu animalzinho, para uma dieta pobre em gordura. Na hipótese de a dieta não adiantar, seu veterinário poderá prescrever medicamentos e outras terapias que ajudam na qualidade de vida do seu amigo. E, após diagnosticado com colesterol alto, seu pet terá que realizar exames de rotina com mais frequência para verificar a eficácia do tratamento.
Qualquer dúvida que tiver sobre esse e outros assuntos, consulte um profissional, ele sempre saberá o que é melhor para o seu melhor amigo!